A TOCA DO TEJO, PARA COLOCAR UM CLIMA DE SURPRESA, ENUMEROU ESSA ELEIÇÃO POR ORDEM DECRESCENTE.... VOCÊ CONCORDA COM OS RESULTADOS?
10 - DVD
Apesar de haver sido lançado na década passada, foi nesta que ele de fato ganhou o mercado, aqui no Brasil em 2002. Apesar de já termos um substituto para o DVD (Blu-Ray), a década ainda ficará marcada pelos shows musicais, filmes e séries que foram lançados no formato. Extras, bastidores, documentários, entrevistas, comentários de diretores entre outros recursos, foram bastante usados por artistas para incrementar o conteúdo de um título em DVD. As edições especiais e limitadas criaram um novo nicho: colecionadores.
09 - YOU TUBE E OS ARTÍSTAS ANÔNIMOS
O site de compartilhamento de vídeos You Tube (2005) é a concretização, ou pelo menos a possibilidade, de um sonho de muitos anônimos que desejam se tornar famosos. Fechados em um quarto ou em qualquer outro cenário, são protagonistas de um vídeo, seja ele a interpretação na qual abraços são solicitados a estranhos, presidiários que encenam coreografias, entre muitas outras histórias. No Brasil e no mundo, milhares de vídeos passaram a ser vistos. Atualmente o número chega a 1 milhão por dia. Programas de TV locais ganharam repercussão internacional ( vide o programa de competição musical Britain´s Got Talent, com os populares vídeos de Paul Potts e Susan Boyle). Mas o campeão dos anônimos é o vídeo Evolution of dance, visto por quse 130 milhões de pessoas, no qual o ex-anônimo Jud Laipply dança diversos ritmos em seis minutos. Aqui no Brasil, a quase anônima Stephanny, que esboçava uma carreira de cantora, ganhou espaço ao ver seu clipe Cross Fox jogado no You Tube, sem nem saber quem o colocou lá. O clipe fez sucesso e agora de fato ela inicia uma carreira.
08 - TROPA DE ELITE PERDE PARA A PIRATARIA, MAS GANHA URSO EM BERLIM
O filme Tropa de Elite, dirigido por José Padilha, se tornou um fato histórico no Brasil. As três mesas de estréia nos cinemas, em 2007, uma cópia pirata de uma edição não definitiva do filme foi vendida em camelôs, chegando a atingir entre 3 e 5 milhões de pessoas, além das mais de 2,4 milhões que viram legalmente nos cinemas. O longa ocupou a manchete de todos os jornais, não só pela pirataria envolvida, mas pela repercussão do tema. A história de Nascimento, um comandante do BOPE – Batalhão de Operações Policiais Especiais -, no rio de Janeiro, enaltecido como herói por parte do público, gerou discussões de críticos de cinema, antropólogos e políticos. Em 2008, o filme concorreu ao Festival de Cinema de Berlim e ganhou o Urso de Ouro, prêmio máximo do evento.
07 - SENSORES DE MOVIMENTO FAZEM O SUCESSO DO Wii
O console da Nitendo chegou ao mercado em 2006, inclusive no Brasil, e tinha como grande triunfo um controle sem fios que detecta movimentos. O sucesso foi instantâneo, e em 2007 se tornou o vídeo game mais vendido do ano, levando a Nitendo ao posto que não ocupava há mais de 15 anos, de líder. Adultos que já haviam aposentado o hábito de jogar há um tempo foram também responsáveis por este sucesso, pois essas novas possibilidades os atraíam de volta a esse mercado. Logo em seguida, o Wii fit, que tem como foco a prática de exercícios. Neste ano (2009), o jogo Will Sports, que vem junto com o console em alguns países, se tornou o game mais vendido da história, desbancando Super Mario Bros.
06 - A MAGIA DE J. K. ROWLING
O alcance da série Harry Potter da escritora britânica J. K. Rowling durante a década de 2000 é o responsável por traze-la a esta lista. O primeiro livro saiu na Inglaterra em 1997, mas foi na virada de 1999 para 2000 que a palavra fenômeno começou a ser usada para falar de Harry Potter. Crianças, jovens e adultos foram cativados pela história do bruxo, seja na literatura ou no cinema. Os números de venda e público impressionaram. Foram vendidas mais de 400 milhões de cópias em todo o mundo. Mais de oito milhões de americanos compraram o sétimo e último livro apenas no dia do lançamento, em julho de 2007. J. K. Rowling, foi considerada pela Forbes, em 2008, a escritora mais bem paga do mundo, acumulando uma fortuna de mais de 1 bilhão de dólares, e se tornou mais rica que a rainha da Inglaterra.
05 - JOVENS LEITORES
Livros voltados para adolescentes se multiplicaram nas prateleiras das livrarias e foram os recordistas de vendas durante os anos 2000. Quem abriu espaço para esse mercado e impulsionou o incentivo de autores voltados para jovens leitores foi J. K. Rowling, que viu seu Harry Potter conquistar o mundo. Outros exemplos são Stephenie Meyer, que colocou seus livros da série Crepúsculo nas listas dos mais vendidos, Meg Cabot, da coleção O Diário da princesa, até visitou o Brasil por conta do sucesso de seus livros. A carioca Thalita Rebouças e a americana Cecilly von Ziegesar, respectivamente, das séries Fala sério! E Gossip Girl, também conquistaram leitores, assim como o americano Tim Benton com Querido Diário Otário.
04 - MICHAEL JACKSON
A década tinha tudo para marcar a volta de Michael Jackson ao posto de rei do pop. Começou com o título de Cantor do Milênio no XI World Music Awards, prêmio que reverenciou a marca de mais de 200 milhões de álbuns vendidos. Mas a maré de boas notícias parou por aí. Em 2001, quando lançou seu último álbum de inéditas, Invincible, o retorno não foi o esperado. Sua música ficou em segundo plano por conta de novas reviravoltas nas acusações de abusos sexual. Preso em 2003, foi inocentado dois anos depois. Após um hiato de oito anos sem se apresentar, foi anunciada a volta aos palcos para julho de 2009. o retorno prometia ser apoteótico, os ingressos dos 5º shows, que faria em Londres, se esgotaram em menos de cinco horas. A estréia da turnê This is It não ocorreu. Michael faleceu em 25 de junho, após uma parada cardíaca. O final da década ficará marcada pelos novos fãs que descobriram o ídolo após a sua morte e por sua música, que voltou a ser reverenciada. O documentário This is it, lançado em outubro desse ano (2009), consolidou este fato, levando milhares de pessoas ao cinemas para ver trechos dos ensaios da turnê que nunca aconteceu.
03 - DIGITALIZAÇÃO DE MÚSICAS E FILMES
O assunto foi pauta durante a década inteira, seja pela questão de troca ilegal de músicas pela internet, pirataria ou dos aparelhos eletrônicos e recursos lançados para a reprodução dessas mídias. Quem não se lembra do polêmico Napster, aquele programa de compartilhamento de arquivos que ganhou grande popularidade em 2000 e deu muita dor de cabeça para as gravadoras? É inegável que por conta dele o mercado precisou evoluir, e bem rápido. Desde então, surgiram diversas maneiras, legais, de adquirir, armazenar e executar arquivos digitalizados. Os tocadores de MP3 e MP4, são a prova disso. Na questão de aquisição de música online, vários sites passaram a cuidar da área como o internacional iTunes, da Apple. Aqui no Brasil a Saraiva também investiu no assunto e lançou em maio (2009) o Saraiva Digital, para a compra e aluguel de filmes, shows e seriados.
02 - ERA DAS REDES SOCIAIS: ORKUT, TWITTER, FACEBOOK...
A internet já é uma invenção do século passado2000mas foi nessa década que a segunda geração da World Wide Web surgiu (2004). A também chamada Web 2.0 chegou para priorizar a colaboração e troca de informações entre internautas. Com isso as tais redes sociais se tornaram um fenômeno, iniciado aqui no Brasil com o boom Site Orkut, em 2004. hoje, a cada quatro internautas brasileiros, três tem perfil no site; são 24 milhões d pessoas no total, mais perfis que qualquer outra nação. Outras redes sociais também ganharam o gosto dos internautas, como o, Hi5, Linkedin, Facebook, MySpace e Sônico. Já no final da década o clique dos usuários tem sido para o Twitter, rede social que vem revolucionando diversas áreas de atuação virtual, como marketing. Mas também é foco de empresas de telefonia celular, que buscam aprimorar seus recursos para atender aos fanáticos pelas redes de comunicação mais ágil.

01 - MAIS BRASILEIROS NA TELA
Seis milhões de Brasileiros foram ao cinema em 2009 para ver o filme Se eu fosse você 2, marca que consagra um crescimento do público do cinema nacional nesta década. Durante os anos 1990, no início da chamada ‘retomada’ nenhum longa chegou a alcançar 2 milhões de expectadores, bem diferentes dos números conquistados por diversos filmes recentes como: Cidade de Deus, 2 filhos de Francisco, Carandiru, Olga, Tropa de Elite, Meu nome não é Jhonny, entre outros. Alguns dos motivos são a quantidade e a qualidade das produções lançadas, resultado de um investimento maior na área por parte de grandes produtoras e distribuidoras, como Warner, Fox, Lumiére e Sony. Só a Globo Filmes aumentou de quatro produções em 2000 para quinze em 2008.
OUTROS FATOS QUE MARCARAM A DÉCADA... E NÃO PODIAM FICAR DE FORA DA LISTA.
Sucesso das “Bad Girls”, como Amy Winehouse, Britney Spears, Lindsay Lohan e Lady Gaga
Beyoncé se tornou uma das artistas mais populares da década.
Banda Calypso saiu do Pará e conquistou o Brasil.
Sucesso dos duetos “cantora + rapper” nas rádios e nas pistas de dança.
Volta do cinema 3D
Ótimas animações que surgiram na briga Pixar X Dreamworks
Grande número de seqüências cinematográficas
Países emergentes foram focos de grandes lançamentos literários.
Literatura jovem e urbana feminina que conquistou as leitoras
Mangas se popularizam pelo mundo
Vampiros retornaram a ativa através da literatura.
Dan Brown ganhou fama com o livro “O Código da Vinci”
PlayStation 2 se tornou o console mais vendido da história
Microsoft entrou na indústria do vídeo game com o Xbox
Games musicais fizeram a cabeça da garotada
Lançamentos da Disney Channel viram febre como High Shcool Musical e Hannah Montana
Seriados de Tv ganham mais e mais seguidores no mundo
O sucesso dos reality shows.
Pesquisa – Cosme Potter
0 comentários:
Postar um comentário